STAS

Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Seguradora

Slide 1
017/2015
26 de novembro de 2015
2ª Informação
Nova convenção coletiva e tabela salarial para 2016
Colegas,
Realizou-se ontem, dia 25, a reunião de negociação de uma nova convenção coletiva de trabalho e de uma nova tabela salarial a vigorar a partir de janeiro de 2016.
Registe-se com agrado a integração de mais seguradoras no Grupo Negocial, composto agora por Aide Asistencia, Caravela, Tranquilidade, Europ Assistance, Fidelidade Assistência, Fidelidade, Generali, Generali Vida, Lusitania, Lusitania Vida, Liberty, Médis, Multicare, N Seguros, Ocidental, Ocidental Vida, Seguros Logo, TVida, Via Directa, Zurich Vida e Zurich Insurance.
Na oportunidade foi pelo grupo negociador das seguradoras entregue uma contraproposta que está neste momento a ser analisada pelo STAS e SISEP, após o que voltaremos à mesa das negociações no próximo dia 2 de dezembro.
Estando fundamentalmente baseada no CCT subscrito em 2012, é nosso entendimento que os aspetos divergentes no que concerne à contratação serão resolvidos a contento de ambas as partes.
A contraproposta dos empregadores apresenta a novidade de contemplar, pela primeira vez desde 2010, uma percentagem de aumento da tabela salarial em 0,75%, sem qualquer acréscimo nas restantes cláusulas de expressão pecuniária, o que não mereceu da parte dos sindicatos (STAS e SISEP) qualquer acordo.
Sendo este um dos aspetos que poderá ser mais complexo no processo negocial, podem os trabalhadores contar com o nosso empenho no sentido de serem dados passos significativos na recuperação do poder de compra, tão exaurido nos últimos anos.
Realçando mais uma vez o que referimos no nosso comunicado anterior, é fundamental que os trabalhadores se sindicalizem de forma a poderem ser automaticamente abrangidos por todos os aspetos em negociação, nomeadamente no que resultar da atualização da tabela salarial e restantes cláusulas de expressão pecuniária.
Não troquem o certo pelo incerto.
O STAS encontra-se totalmente ao dispor para o esclarecimento de eventuais dúvidas decorrentes desta novidade negocial e também para aceitar a sua inscrição como associado, beneficiando assim legitimamente da que vai ser a nova convenção coletiva do setor de seguros e respetiva tabela salarial. Qualquer dúvida deve ser colocadas através do email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Saudações Sindicais
A Direção