26 | agosto| 2024

 

GRUPO FIDELIDADE

SMART WORKING 2

 

Caras e Caros Colegas,

Há dois anos, o Grupo FIDELIDADE implementou um Projeto Piloto, denominado Smart Working, que visou dar resposta, não só às necessidades decorrentes da intervenção legislativa bem como às adaptações necessárias à situação laboral, fruto da pandemia COVID-19.

Em simultâneo, cada vez se tornou mais premente para todos e todas a necessidade de poder conciliar a vida familiar e pessoal com a vida profissional.

Agora, em agosto de 2024, e com data de entrada em vigor a 1 de outubro de 2024, foi divulgado um Novo Regulamento Interno, denominado Smart Working 2, que permite a todos os colaboradores que assim o entendam, manter um “regime híbrido”.

 

Gostaríamos de realçar alguns pontos que entendemos ser importantes:

  • Em comparação com o modelo anterior, este Regulamento privilegia uma maior presença dos colaboradores no local de trabalho. Há uma redução das tipologias disponíveis de escolha para os colaboradores/as;
  • Mantém-se o caráter voluntário do regime, ou seja, quem não optar por qualquer dos modelos, permanecerá no regime de trabalho tradicional;
  • Mantêm-se (como aliás não poderia deixar de ser), os regimes de teletrabalho que resultem de um direito do colaborador (nomeadamente os previstos no artigo 166º-A do Código do Trabalho).

 

O STAS, lamentavelmente, não foi envolvido na discussão deste tema, apesar de sempre ter defendido que o tema do teletrabalho (por ser transversal a todas e a todos os trabalhadores), deveria ser debatido com todas as suas estruturas representativas.

 

Na verdade, e apesar da empresa poder introduzir, nesta matéria, os modelos de trabalho que entender, dado que estes poderão ter alterações e impacto na vida dos seus trabalhadores, consideramos que seria mais benéfico os sindicatos terem conhecimento atempado destas alterações, pelo que já manifestámos o nosso desagrado sobre a forma como este processo foi conduzido junto da DPE.

 

Na próxima revisão do ACT, este será certamente um tema a abordar, juntamente com outros que se espera pretendam implementar medidas conciliatórias da vida familiar com a vida profissional. Ainda para mais num grupo em que as PESSOAS assumem um papel primordial.

 

Estamos, como habitualmente, disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Para qualquer questão sobre este ou outros temas, deverão contactar o STAS.

 

Saudações Sindicais.

A Direção

 

Descarregar PDF_elo-fidelidade-smartworking2_2024_0.pdf

A sua pesquisa