Notícia

AZWP/AP Solutions Sucursal - Nova Informação

29 | julho | 2024

AZWP – Services Portugal Lda

AP SOLUTIONS – Sucursal em Portugal

 

Desde o passado dia 15 de maio, data em que reunimos com a Administração e com os Recursos Humanos da AZWP – Services Portugal Lda, que o STAS tem acompanhado o processo de transmissão do negócio da AZWP para a AP Solutions GmbH – Sucursal em Portugal (Sucursal), resultante da fusão transfronteiriça e da subsequente alocação do negócio transmitido à Sucursal Portuguesa.

Na oportunidade e com vista ao esclarecimento da atual situação, quer da empresa, quer dos trabalhadores e trabalhadoras da AZWP, o STAS manifestou algumas das suas preocupações e colocou algumas questões sobre o processo de fusão em curso.   

Relativamente a uma eventual redução dos recursos humanos, foi-nos dada a garantia, que oportunamente comunicamos, de que esta fusão não implicaria qualquer alteração, quer às funções, quer aos recursos humanos da empresa.

Outra das questões, que confrontamos a Administração e os Recursos Humanos da AZWP, foi a de que a Classificação da Atividade Económica (CAE) da AZWP não coincidia, em termos de atividade exercida, com a da AP Solutions GmbH – Sucursal em Portugal. Efetivamente, a nossa preocupação recaiu no enquadramento da atividade passível de ser exercida pelos trabalhadores e trabalhadoras da AZWP, após fusão na Sucursal, incluindo o seu objeto social.

Sobre este tema, foi assumido pela Administração da Empresa, o compromisso de obter os devidos esclarecimentos quanto ao CAE a ser atribuído à AP Solutions GmbH – Sucursal em Portugal, na sequência da fusão com a AZWP.

A Empresa comunicou, recentemente ao STAS, que o CAE inicialmente atribuído à Sucursal foi substituído por um CAE principal relativo à atividade dos centros de chamadas e um CAE secundário que prevê outras atividades de consultoria para os negócios e a gestão.

As alterações agora realizadas visaram ajustar o CAE e o objeto social da Sucursal, tendo em vista refletir as atividades efetivamente desenvolvidas e passíveis de serem desenvolvidas, findo o processo de fusão.  

Agora resolvidos, quer o CAE, quer o objeto social da Sucursal, que já constam da certidão permanente de constituição da empresa, de uma forma transparente estão refletidas as atividades envolvidas no negócio de transmissão e fusão da AZWP para a Sucursal.

Graças à intervenção e atuação do STAS junto da Empresa, foi possível corrigir e clarificar as questões relativas ao CAE e ao objeto social da Sucursal, que poderiam ter impactos prejudiciais no futuro dos seus trabalhadores e trabalhadoras.

É ainda de realçar a disponibilidade imediata da empresa, após a exposição das nossas preocupações devidamente argumentadas, para acautelar e corrigir o que poderia ser um problema no futuro para todas as partes.

Continuaremos atentos ao processo de fusão em curso e tomaremos as devidas diligências, sempre que necessário!

O STAS encontra-se ao dispor para esclarecer qualquer dúvida, seja através da nossa Delegada Sindical ou diretamente: (+351) 211383593 (chamada p/ rede fixa nacional) | stas@stas.pt.

 

Descarregar PDF elo-azwp_ap-solutions-ii.pdf

A sua pesquisa