Notícia

ELO CARAVELA - Revisão e Tabela 2026

26 | novembro | 2025                  

 

AE CARAVELA

Revisão e Tabela Salarial 2026

 

Decorreu ontem, a primeira reunião de negociação referente à revisão do Acordo de Empresa (AE) da CARAVELA e à atualização da Tabela Salarial e Cláusulas de Expressão Pecuniária para o ano de 2026.

O STAS apresentou uma proposta em setembro do presente ano que visava uma melhoria de algum do clausulado e apresentou igualmente uma tabela salarial fundamentada em indicadores económicos como a inflação prevista para 2026, o crescimento do salário médio previsto, o índice de produtividade, a aproximação à média europeia, e o acerto relativo ao desvio verificado na tabela salarial da CARAVELA para o ano de 2025 face à média do setor para o referido ano.

Ora, foi com alguma surpresa inicial que recebemos a contraproposta da Empresa, propondo um aumento salarial de 2% não estando disponível para rever qualquer outra matéria do AE em vigor, desconsiderando todas as propostas apresentadas pelo STAS, numa atitude intransigente e que nada coaduna com a boa-fé que tem pautado as negociações nesta mesa negocial ao longo dos anos.

Nesta primeira reunião, que serviu apenas para cada uma das partes revelar o seu posicionamento relativamente ao que será esta negociação, foi clara a distância entre as partes e a necessidade de a CARAVELA encontrar disponibilidade para fazer cedências de forma a encontrarmos pontos de equilíbrio.

Na oportunidade, o STAS deixou claro que a CARAVELA em revisões anteriores se destacou das demais congéneres pela ousadia de ir mais além na negociação. Atualmente, mantém um postura de inflexibilidade negocial chegando mesmo a ameaçar os sindicatos de aceitarmos ou irmos para a DGERT.

 

Ficou agendada nova reunião já para meados do próximo mês, com o compromisso de a CARAVELA apresentar uma nova contraproposta baseada na sua restruturação interna em matéria de enquadramentos funcionais. 

Porque acreditamos que negociar é a melhor opção, o STAS está disponível, como sempre, a encontrar consensos. Não estamos, e não estaremos, disponíveis para aceitar imposições e prepotências só porque sim.

Os trabalhadores e as trabalhadoras da CARAVELA merecem mais!

Daremos mais informações logo que haja novos desenvolvimentos.    

 

Uma imagem com padrão, Gráficos, captura de ecrã, texto

Os conteúdos gerados por IA poderão estar incorretos.Saudações Sindicais,                               

A EQUIPA STAS

SER SINDICALIZADO IMPORTA!

FIQUE SEGURO COM O STAS!    

A sua pesquisa