NEGOCIAÇÃO AE GAMALIFE
17 | outubro| 2025
NEGOCIAÇÃO AE GAMALIFE
STAS EXIGE COMPROMISSO NEGOCIAL ASSUMIDO
Face ao impasse nas negociações para celebração de um Acordo de Empresa entre o STAS e a GAMALIFE, requeremos ao Ministério do Trabalho a abertura de um processo de Conciliação.
O processo negocial com a GAMALIFE encontra-se parado desde 2024, dado que a empresa mantém uma posição intransigente face à matéria salarial com a qual o STAS não pode concordar.
Em abril do ano passado, o STAS remeteu carta à Administração da GAMALIFE na qual referia que era inconcebível que decorridos 7 anos de avanços e retrocessos, e depois de iniciado o processo negocial, ainda estivéssemos num impasse, não obstantes as diversas tentativas do STAS de se chegar a bom porto.
Após as reuniões negociais realizadas, cerca de dois terços do clausulado já está acordado entre as partes.
A última reunião ocorreu a 20 de dezembro de 2023 e não se voltou à mesa negocial, tendo o STAS aguardado uma tomada de posição sobre o agendamento de nova reunião por parte da empresa, efetuando diversas insistências.
O que tem vindo a separar STAS e GAMALIFE é efetivamente uma posição antagónica quanto à possibilidade de atualização salarial, sendo que o STAS não prescinde de uma atualização justa, equilibrada e regular. Apesar das nossas diversas insistências junto da empresa, nenhuma obteve sucesso, pelo que, na ausência de resposta, o sindicato optou por requerer, junto do Ministério competente, um pedido de Conciliação com vista a ultrapassar este impasse, que não pode perdurar.
A reunião de conciliação ocorreu no passado dia 14 de outubro na Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), tendo a GAMALIFE sido representada pelo responsável dos Recursos Humanos.
O discurso apresentado não foi novidade para o STAS, continuando a empresa a escudar-se das negociações com a argumentação da necessária reestruturação do negócio em Itália, e que essa reorganização impede a agenda negocial com o sindicato.
Face ao tempo decorrido, este argumento não é aceitável, tendo o STAS exigido um compromisso mais sério, com a prossecução da negociação de um AE para os trabalhadores e trabalhadoras da GAMALIFE.
A empresa assumiu junto da Conciliadora da DGERT, reunir durante a próxima semana com uma nova assessoria jurídica, que terá de se inteirar de todo o processo negocial desde o início, juntamente com a administração da GAMALIFE, tendo ficado agendada nova reunião no próximo mês.
O STAS não prescinde de garantir e assegurar os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da GAMALIFE. Porque todos importam!
Reataremos o contacto logo que haja novos desenvolvimentos.
Saudações Sindicais
A EQUIPA STAS
SER SINDICALIZADO IMPORTA!
FIQUE SEGURO COM O STAS!
Descarregar PDF elo-gamalife-conciliacao.pdf