Notícia

GREVE GERAL - Fazer ou Não Fazer, Eis a Questão!

03 | dezembro | 2025                  

 

GREVE GERAL

Fazer ou Não Fazer, Eis a questão!

 

Colegas,

Atendendo as alterações à legislação laboral e aos retrocessos nos direitos dos trabalhadores que representamos, o STAS irá aderir à Greve Geral convocada pela sua central sindical, a UGT.

Num ataque claro à contratação coletiva e impondo regras que promovem a precariedade laboral, esta proposta de alteração à lei é um atentado aos direitos dos trabalhadores e dos sindicatos que os representam.

Alguns exemplos dos muitos ataques ao mundo laboral:

Alterações ao nível do Teletrabalho; aumento da desproteção e insegurança no emprego; maior facilidade em despedir e menos oportunidade para defender e contestar; deixa de existir a livre escolha da convenção coletiva aplicável por parte do trabalhador; maior desproteção dos prestadores de serviços ao permitir que lhes sejam aplicadas condições menos favoráveis do que aquelas que a empresa que contrata pratica para os seus demais trabalhadores; entre muitos outros ataques aos trabalhadores….

Não estamos sozinhos nesta luta! Os maiores Sindicatos do Setor Financeiro (Banca e Seguros) filiados na FEBASE uniram-se e aderiram à greve convocada.

São inúmeras as razões para os trabalhadores bancários e de seguros protestarem. Os trabalhadores do setor financeiro vivem um momento de grande instabilidade laboral, que não se coaduna com as potenciais alterações que se pretendem implementar.

Defendemos por isso, tal como a UGT, a possibilidade de negociação do anteprojeto, o que se tem revelado inequivocamente difícil com o presente Governo.

Os sindicatos da FEBASE - Federação do Sector Financeiro, todos filiados na UGT, exigem: Respeito pelo Estado Social; A manutenção dos direitos alcançados; O fim dos despedimentos encapotados no setor; A defesa e manutenção de uma contratação coletiva sólida e ativa.

Por isso, se dúvidas houvesse…. o STAS acompanha a GREVE convocada para dia 11 de dezembro de 2025, apelando a todos os trabalhadores do setor segurador e financeiro, sindicalizados e não sindicalizados, para que se unam nesta luta, que é de todos nós!

Pelo trabalho digno! Contra a precariedade!

Estarmos unidos e solidários com todos os trabalhadores!

VAMOS TODOS DIZER NÃO A ESTA REFORMA!

PORQUE É NECESSÁRIO RESPEITAR O DIREITO AO TRABALHO DIGNO!

PORQUE É NECESSÁRIO RESPEITAR OS TRABALHADORES!

Saudações Sindicais,                                    

A EQUIPA STAS

Ficha QR CODE

SER SINDICALIZADO IMPORTA!

FIQUE SEGURO COM O STAS!    

 

Visualize aqui as FAQ’S sobre a GREVE GERAL argumentario-greve-2025.pdf

Visualize aqui a adesão dos Sindicatos da FEBASE a esta GREVE GERAL pre-aviso-febase.pdf

A sua pesquisa